quinta-feira, 30 de julho de 2009

13º post - Filho do Homem

O Senhor, bem como outros profetas são muitas vezes chamados de “filho do homem”, e, o que quer dizer esta expressão?

O primeiro homem do mundo é chamado Adão. Adão em hebraico é ADAM. Adam é derivado de adamah = terra fértil, ou seja, aquele que foi formado com uma natureza terrena e com características terrenas.

Se você conhece um pouco de terra produtiva vai saber que essa terra é chamada terra rocha, porém, na verdade, essa terra é de cor avermelhada. Essa terra é tão boa e tão fértil que só de deixar a semente cair nela já dá frutos. A semente germina e dá seus frutos no devido tempo.

Assim sendo, você pode imaginar que Adam fosse um homem ruivo, pois ADOM que têm a mesma raiz, significa vermelho. Na própria transliteração dá pra notar isto, veja: ADaM – ADoM. Trocando em miúdos, Adam era o homem fértil e vermelho (ruivo).

Mas o que isto tem a ver com a expressão filho do homem? A expressão em hebraico é ben Adam, literalmente Filho do homem!

O que D-us quer dizer com isto. Mostrar a natureza terrena do homem. Mostrar que um homem descende de outro homem. E provar aos homens que YESHUA tinha uma natureza humana e carnal no seu corpo físico. Embora Ele fosse D-us, era também homem, ben Adam. E não só Yeshua, mas todos os profetas tinham essa característica, eram feitos de carne. E como Ele é o autor da Nova Aliança, era também homem espiritual como a própria Bíblia narra I Co 15: 45, o Maguen.

E como isto é proveitoso para nós? D-us nos mostra que passar pelas tentações e provações da vida não é tarefa fácil, mas assim como todos os profetas e o próprio Yeshua venceram, eu também posso vencer.

Em nome de Yeshua podemos.

Obrigado e um abraço!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

12º post - O verdadeiro e literal significado de AMÉM!

A cultura Cristã Ocidental, seja Católica, seja Evangélica é ainda hoje muito influenciada por raízes do Catolicismo. E por que eu digo isto? Vejamos um exemplo:

A palavra amém tem corrido na boca do “povo de Deus” com um significado que tem sua origem na liturgia católica. Os papas católicos determinaram que AMÉM significava: assim seja, e assim permeia até hoje.

Porém, amém é uma palavra de origem hebraica, e em hebraico ela tem um significado próprio. Me foi ensinado que amen significa: D-us é fiel e justo para cumprir todas as suas promessas; no entanto, amen tem um significado literal e bíblico.

Amen é na verdade uma acrossemia. Uma abreviação para uma frase. O que seria isto? Por exemplo: FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado; EUA – Estados Unidos da América; mas e amen é acróstico de que? Amen em hebraico é El Mélech Neeman, literalmente: D-us (el) é um Rei (mélech, leia-se mélerr) Fiel (neeman).

Vamos por partes. No hebraico o presente do indicativo do verbo ser/estar (to be) é subentendido, ou seja, ANY YEHUDY = eu (any) SOU (subentendido) judeu (yehudy); um (artigo indefinido) só ocorre na ausência do artigo definido: yeshua HAmashiach, yeshua O messias (ungido), any mashiach, eu sou um ungido. Assim sendo, você juntando as iniciais da frase forma-se a palavra AMeN. Vale lembrar que o hebraico tem um alfabeto próprio (como já vimos) e não se escreve A + M + E + N. Em hebraico é álef + mem + nun, e que este é escrito da direita para a esquerda.

Portanto, quando alguém ter fizer uma pergunta e você for responder lembre-se que você não está dizendo, SIM ou ASSIM SEJA. Na verdade, você estará respondendo AMeN = D-us é um Rei Fiel!

Um abraço!

terça-feira, 28 de julho de 2009

11º post - Dálet Vav Dálet - דוד

Bem, se você leu todas as postagens já sabe que o título se refere a letras do alfabeto hebraico. Mas você não sabe que palavra forma as três letras acima.

Você já viu estas três letras juntas inúmeras vezes, seja na sua Congregação, seja em telejornais ou escrito na sua Bíblia. Aliás, na sua Bíblia não estão escritas de jeito nenhum, pois todas as Bíblia em português escrevem de forma errada este nome, visto que a tradução está errada.

Dálet vav dálet, lembra o que em português? D V D, certo? Mas isto não é um nome. Tente acrescentar vogais a palavra. DaViD. Agora você entendeu, certo?

É isto mesmo, a maneira correta de se escrever o nome do Rei é esta: David! Mas por que eu digo que este nome já foi visto por todo o mundo na igreja ou em telejornais?

Até a diáspora que fez que com judeus fossem conduzidos a Babilônia, falava-se o que hoje alguns chamam de paleo hebreu. Quando cativos, o povo teve que aprender a língua de seus senhores, o arameu ou aramaico. O hebraico sofreu mudanças, inclusive na sua escrita, aliás, principalmente na sua escrita.

No paleo hebreu, a letra Dálet era escrita parecendo um triângulo,ligeiramente inclinado para a direita. O vav parecia um Y onde a haste superior parecia em forma de curva, algo como colocar a letra “u” em cima do “i”. Quando as nações iam às guerras levavam escudos, símbolos e sua fé ou de seus países. O símbolo da nação Ysrael era o nome de seu maior rei, o rei David. Pegava-se um dálet, invertia-se ele o colocava-se sobre o outro. Hoje você vê este símbolo e o chama de Estrela de Davi, mas para o povo hebreu era o Maguen David, o Escudo de David.

Ainda em nossos dias é usado como símbolo de Ysrael, a bandeira deste povo. Uma bandeira branca com duas barras azuis e a “estrela” no meio. As duas faixas são tiradas do “yud” e os dois dálet (daletot) formando o símbolo central.

Venho em tempo alertar que algumas seitas usam este símbolo para desvirtuá-lo, pois, David é uma tipificação do messias, e, assim sendo, deturpando o real significado, acham que mancharão a imagem do povo judeu e de Yeshua, o messias.

O real significado deste símbolo não tem nada a ver com Maçonaria, Nova Era, Egito, Pirâmides.

Trata-se na verdade de dois triângulos eqüiláteros, um representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o outro representando o corpo, a alma e o espírito, ou seja, somente aquele que está em Cristo, pode ser realmente completo. Lembra que D-us está sempre dizendo que seu servo David reinará eternamente, entretanto, não é David que reinará eternamente, mas sim Yeshua. David representa um triângulo, Yeshua o outro; David era carnal, estava debaixo da Antiga Aliança; Yeshua era espiritual, foi Ele quem fez a Nova Aliança (Brit Chadasha), digo, o espiritual dentro de um homem de carne e osso.

Ontem, hoje e eternamente, o mesmo D-us. Um símbolo do passado que já falava do futuro.

D-us esteve, está e estará sempre no controle, só Satanás que não quer enxergar isto!

Muito mais há a aprender, que D-us dê a ti sede por aprender tudo que Ele tem a ensinar.

Um abraço.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

10º post - Particularidades:

Hebraico Quadrático

Nome

Transliteração

Fonética

א

álef

Em geral tem som de”a”

ב

beit, veit

B ou V

Depende da palavra

ג

guimel

G

ga, gue, gui, go, gu

ד

dálet

D

da, de, di, do, du

ה

he

H

RR

ו

vav

V ou U

Vê ou U

ז

záin

Z

za, zé, zi, zo zu

ח

chêt

Ch

RR

ט

têt

T

Ta, te, ti, to, tu

י

yud

Y

Y (i)

כ,ך

kaf ou khaf

K ou kh

K(kA) ou kh(RR)

ל

lãmed

L

la, le, li, lo, lu

מ,ם

mem

M

ma, me, mi, mo, um

נ,ן

nun

N

na, ne, ni, no, nu

ס

sâmech

S

sa, se, si, so, su

ע

áyin

depende da palavra

פ,ף

pê ou phe

P ou Phê

Pê ou F

צ,ץ

tsadi

Ts

Ts

ק

quf

Q

qa, que, qui, qo, qu

ר

reish

R

“r” como em cara

שׁ,שׂ

sin ou shin

S ou Sh

s (ç) ou shin (X)

ת

táv

T

ta, te, ti, to, tu

Algumas letras como “álef” e “ayin” não têm uma letra exata que as represente na transliteração. Ayin por exemplo, em algumas palavras é traduzida por “o”, em outras “a”, só mesmo aprofundando no estudo da língua para entender.

Algumas palavras têm no final uma forma diferente de se escrever, sendo elas: kaf, mem, nun, pe e tsadi. Estas letras quando no final de uma palavra são escritas de forma diferente como pode se ver. A forma escrita à direita é a normal e a da esquerda a forma final.

Sin e Shin também dependem da palavra que são escritas. Em algumas tem o som de “s” e em outras, som de “x”.

Somente quem tem verdadeiro interesse e MUITA paciência vai querer estudar a língua hebraica, pois como todas as línguas tem suas particularidades.

O hebraico como toda língua de origem semítica não tem vogais. É escrito da direita para a esquerda, conforme já havia dito antes, porém, um grupo de estudiosos, séculos atrás criou um mecanismo de vocalização para a língua, chamado sistema massorético. Uma maneira de o “não judeu” poder aprender a ler e entender a língua, de forma a poder ler a Bíblia e poder participar e entender a liturgia e modo de viver do judeu. Mas por quê? Certa vez a esposa de um rabino me disse que a Bíblia foi escrita em hebraico para uma mente que raciocina em hebraico. Traduzindo: D-us escreveu a Bíblia de uma maneira digamos “criptografada” e o método de leitura desta criptografia se chama halashon haivrit, a língua hebraica.

Muitos cristãos querem aprender o grego, pois acham o hebraico muito complicado e se assustam ao verem um alfabeto parecendo hieróglifos, mas o grego também tem um alfabeto diferente do alfabeto latino, tem até 'espírito', hehehe.

O grande segredo irei te revelar agora: é no hebraico que estão escondidos os grandes mistérios da Palavra de D-us. Essa língua é “a língua”, por isto mesmo D-us a escolheu. A Brit Hachadasha (A Nova Aliança, que você conhece por Novo Testamento) foi escrita em hebraico, mas como o grego na época era “língua do momento”, tal qual o inglês é hoje, tornou-se necessário traduzir para o grego para que o evangelho fosse amplamente divulgado. Aqui vale uma aula de evangelismo: para eu convencer um “russo” a professar que Jesus é o Cristo, o evangelista precisa saber falar a língua russa; o cidadão russo não tem que aprender a falar hebraico ou grego para poder crer no evangelho. Fui claro? É por este motivo que se traduziu, para difundir as boas novas! Para o grego ser alcançado.

É preciso ressalta que aqui falo do hebraico moderno. O hebraico pós galut (diáspora) babilônico. Até a deportação para a Babilônia falava-se e escrevia-se o paleo hebreu... mas este capítulo, como D-us diz na Bíblia... é Ele quem irá restaurar todas as coisas.

Achou que este fosse mais um blog religioso e que não traria nada para seu crescimento? Eu não tenho que te convencer de nada, quem convence é o Espírito Santo! Minha intenção é compartilhar!

Como disse anteriormente, estamos só começando a caminhada... venha conosco!

Um abraço e fica na paz de Yeshua, hamachiach! Amen!

domingo, 26 de julho de 2009

9º post - Salmo 119

Te peguei né? Disse que iria postar mais sobre a língua hebraica e falei sobre a Bíblia Hebraica. Mas pense bem? Por que saber sobre a língua hebraica se o que há de mais relevante e famoso na cultura do povo hebreu é justamente a BÍBLIA? Para ler a Bíblia no original é preciso saber o idioma original; mas para se ter interesse no hebraico é preciso saber a origem de tudo. E esta origem está na Bíblia!

Mas por que eu estou me referindo ao Salmo 119? Você deve estar pensando: que chatice, o Salmo 119 é o maior de todos, grande pacas. Que relação tem com este assunto?

Simples. Você já notou que o Salmo 119 fala sobre a Torah, a necessidade de se conhecer a chamada “lei do Senhor”? Muitos dão valor ao louvor dentro da Igreja, mas você sabia que na maior Congregação do mundo a prioridade é a palavra de D-us? É isto mesmo, seu próprio Pastor Presidente, Rev.David Yong Cho é quem diz que a prioridade é a pregação da palavra.

A própria palavra de D-us fala que a conversão vem pelo ouvir, ouvir a palavra de D-us.

O Salmista diz que lâmpada para meus pés é a palavra, e luz para o caminho, ou seja, de uma maneira ou de outra a Bíblia é luz para mim, e, quando estudada, compreendida e vivida ela sempre iluminará meu caminho.

Mas este Salmo é tão importante no contexto “palavra” que ele nos ensina a 1ª lição da língua hebraica: o alfabeto! Onde? Como?

Sabe aquelas palavrinhas que separam versículos: álef, beit, guimel, dálet, hê, vav, záin, chêt, têit, yúd, chaf, lâmed, mem,nun, samêch, áyin, phê, tsadi, quf, reish, shin, tav? Exatamente 22? Sabe o que são? Isto é o alfabeto hebraico, o aléf beit ivrit. Algumas bíblias ainda vem com uns desenhos, uns hieróglifos. Na verdade não são hieróglifos, é a maneira como as letras são escritas, chamado alfabeto quadrático, referente à forma que têm. Ainda há a forma cursiva, forma escrita à mão. Há também o outro motivo para estarem escritas daquela forma. Note que os versículos estão em blocos. Do versículo 1 ao 6 todos os versículos começam com a primeira palavra começando com a letra “álef”, do 7 ao 16 “beit”, do 17 ao 24 “guimel” e assim por diante até a última letra do alef beit. Dá pra notar a importância deste Salmo? Espero que entendas!

Mas isto é só um aperitivo, visto que algumas letras têm suas particularidades e isto falarei noutra postagem.

Te convido de novo: caminhemos rumo ao alvo, no propósito da União do Corpo de Cristo na face da Terra. Ore para que as congregações enxerguem que unidas formam A IGREJA, e que sem essa união corre-se o risco de muitos que se acham alguma coisa ficarem para trás. Lembre-se que eu não fiz um currículum sobre a minha pessoa, dizendo que sou bacharel nisso ou naquilo. Também não disse que sou mestre em hebraico ou em qualquer língua semítica. Apenas quero compartilhar com quem estiver disposto, minha experiência com D-us e também aprender com os irmãos, pois na verdade, sou apenas um aprendiz (apesar do meu chamado ministerial). D-us é o único que tem todas as respostas e diante dEle sempre seremos apenas aprendizes. Sempre!

Um abraço e que D-us te edifique.

sábado, 25 de julho de 2009

8º post - A BÍBLIA HEBRAICA

A Bíblia, o livro mais lido do mundo, originalmente fora escrita pelo povo hebreu. No meio cristão, acredito eu, que muitos devem se perguntar: a Bíblia dos judeus é diferente da que usamos? Suponhamos que seja, qual a diferença? O que há de diferente? Vale lembrar que a Bíblia Católica é diferente da Bíblia usada pelo povo evangélico, tanto no número de livros quanto na estruturação; Daniel tem mais coisa escrita e a ordem dos salmos é diferente.

A Bíblia “hebraica” é chamada pelos judeus de Tanach (leia-se tanarr); e por que é chamada assim?

Ela é dividida em três partes: Torah, Neviim e Ketuvim. Certa vez, vi um pregador dizendo que aprendeu no seminário que fez, que o primeiro livro da Bíblia no original era na verdade: Jó! Ele precisa reciclar; talvez até fazer outro seminário.

Torah, ao contrário do que é dito no meio evangélico, não significa LEI, Torah siginifica INSTRUÇÃO. D-us não é um déspota. Ele nos instrui a seguir seu caminho e não impõe, caso contrário, Satanás estaria na glória até hoje obrigado a servi-lo como anjo de luz. A Torah todo mundo conhece como Pentateuco, porém, o Pentateuco é composto de Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio, e isto é certo, pois, assim como Pentateuco é uma palavra Grega, estes nomes também são derivados do Grego. Mas na Torah eles são Bereshit (No princípio), Shemôt (Nomes), Vaycrá (E chamou), Bamidbar (No deserto) e Devarim (Palavras), e vale lembrar que a ordem dos livros é a mesma, bem como seu autor: Moshé (Moisés). Reparou? A Bíblia começa No princípio = bereshit!

Neviim, palavra que está no plural. No singular é Navii e significa profeta, ou seja, Neviim é o masculino plural: profetas. Começamos com Yehoshua (Josué), Shophtim (Juízes), 1º e 2º Shmuel (Samuel), 1º e 2º Melachim (Reis), Yshaiahu (Isaías), Yrmiahu (Jeremias),Yechezqel (Ezequiel), pula-se Daniel (que está em Ketuvim), Hosheah (Oséias)... até Malaquias a ordem é a mesma da Bíblia Evangélica. Lembra das passagens que fala ... a lei e os profetas... é por isto.

Ketuvim, também chamado de hagiógrafos (hagio = santo, grafo, de grafia = escrita), ou seja, escritos sagrados, inicia-se com Tehilim (Salmos, mas que é no hebraico o plural de tehilah = louvor, ou seja, livro dos louvores), Mishlê (Provérbios), Yóv (Jó), Shir hashirim (literalmente Cântico dos Cânticos, e não Cantares como é traduzido), Ruth (Rute), Eichah (Lamentações), Qôhelet (Eclesiastes), Ester, Daniel (oia nóis aki), Ezra (Esdras), Nehemiah (Neemias), 1º e 2º Divrê Hayamim (Crônicas).

E dadonde que vem bichinho, o nome Tanach (tanarr), se a última parte (ketuvim) começa com “K”?

Acontece que a letra tem duas variações Kaf e khaf; em algumas palavras tem som de “K” e em outras tem som de “KH” chaf, onde se fonetiza como dois “RR”, como em caRRo. Vale lembrar que três letras hebraicas têm o som de dois “RR”, as quais são chaf, Hê, chêt; sempre transliteradas com “h” ou “ch”, embora haja tradutores que escrevam “hh” ou “kh”. Por isto, tanach (tanarr). Quando a letra “He” está no fim da palavra ela na verdade fica muda.

Ainda há de se lembrar que o hebraico é uma língua semítica e é escrito da direita para a esquerda, como se eu escrevesse hcanat ←. Lembre-se que são outro povo e outra cultura. Muitos dizem que no original a Bíblia é escrita de trás pra frente, mas esta afirmação é errada, pois para o judeu é o português que escreve de trás pra frente. Os dois estão equivocados. Escrevemos da esquerda para a direita (normal) e o hebraico, o árabe são escritos da direita para a esquerda (normal).

Que HaShem te abençoe e te edifique.

Bereshit

Gênesis

Shemot
Êxodo

Vayicrá
Levítico

Bamidbar
Números

Devarim
Deuteronômio

Yehoshua
Josué

Shoftim
Juizes

Shmuel I
1 º Samuel

Shmuel II
2 º Samuel

Melahim I
1 º Reis

Melahim II
2 º Reis

Yeshayahu
Isaías

Yirmiahu
Jeremías

Yehezkel
Ezequiel

Hoshea
Oséias

Yoel
Joel

Amós
Amós

Ovadiah
Obadias

Yonah
Jonas

Mijá
Miqueias

Nahum
Naum

Havacuc
Habacuque

Tz'faniá
Sofonias

iagai
Ageo

Zechariah

Zacarias

Malaki
Malaquias

Tehilim
Salmos

Mishlei
Provérbios

Iyov

Shir Hashrim
Cantares

Ruth
Rute

Eichá
Lamentações

Qohêlet
Eclesiastes

Ester
Ester

Daniyel
Daniel

Ezrá
Esdras

Nehemiyá
Neemias

Divrei Hayamim I
1º Crônicas

Divrei Hayamim II
2º Crônicas