domingo, 26 de julho de 2009

9º post - Salmo 119

Te peguei né? Disse que iria postar mais sobre a língua hebraica e falei sobre a Bíblia Hebraica. Mas pense bem? Por que saber sobre a língua hebraica se o que há de mais relevante e famoso na cultura do povo hebreu é justamente a BÍBLIA? Para ler a Bíblia no original é preciso saber o idioma original; mas para se ter interesse no hebraico é preciso saber a origem de tudo. E esta origem está na Bíblia!

Mas por que eu estou me referindo ao Salmo 119? Você deve estar pensando: que chatice, o Salmo 119 é o maior de todos, grande pacas. Que relação tem com este assunto?

Simples. Você já notou que o Salmo 119 fala sobre a Torah, a necessidade de se conhecer a chamada “lei do Senhor”? Muitos dão valor ao louvor dentro da Igreja, mas você sabia que na maior Congregação do mundo a prioridade é a palavra de D-us? É isto mesmo, seu próprio Pastor Presidente, Rev.David Yong Cho é quem diz que a prioridade é a pregação da palavra.

A própria palavra de D-us fala que a conversão vem pelo ouvir, ouvir a palavra de D-us.

O Salmista diz que lâmpada para meus pés é a palavra, e luz para o caminho, ou seja, de uma maneira ou de outra a Bíblia é luz para mim, e, quando estudada, compreendida e vivida ela sempre iluminará meu caminho.

Mas este Salmo é tão importante no contexto “palavra” que ele nos ensina a 1ª lição da língua hebraica: o alfabeto! Onde? Como?

Sabe aquelas palavrinhas que separam versículos: álef, beit, guimel, dálet, hê, vav, záin, chêt, têit, yúd, chaf, lâmed, mem,nun, samêch, áyin, phê, tsadi, quf, reish, shin, tav? Exatamente 22? Sabe o que são? Isto é o alfabeto hebraico, o aléf beit ivrit. Algumas bíblias ainda vem com uns desenhos, uns hieróglifos. Na verdade não são hieróglifos, é a maneira como as letras são escritas, chamado alfabeto quadrático, referente à forma que têm. Ainda há a forma cursiva, forma escrita à mão. Há também o outro motivo para estarem escritas daquela forma. Note que os versículos estão em blocos. Do versículo 1 ao 6 todos os versículos começam com a primeira palavra começando com a letra “álef”, do 7 ao 16 “beit”, do 17 ao 24 “guimel” e assim por diante até a última letra do alef beit. Dá pra notar a importância deste Salmo? Espero que entendas!

Mas isto é só um aperitivo, visto que algumas letras têm suas particularidades e isto falarei noutra postagem.

Te convido de novo: caminhemos rumo ao alvo, no propósito da União do Corpo de Cristo na face da Terra. Ore para que as congregações enxerguem que unidas formam A IGREJA, e que sem essa união corre-se o risco de muitos que se acham alguma coisa ficarem para trás. Lembre-se que eu não fiz um currículum sobre a minha pessoa, dizendo que sou bacharel nisso ou naquilo. Também não disse que sou mestre em hebraico ou em qualquer língua semítica. Apenas quero compartilhar com quem estiver disposto, minha experiência com D-us e também aprender com os irmãos, pois na verdade, sou apenas um aprendiz (apesar do meu chamado ministerial). D-us é o único que tem todas as respostas e diante dEle sempre seremos apenas aprendizes. Sempre!

Um abraço e que D-us te edifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário