sábado, 8 de agosto de 2009

16º post - Os cinco Ministérios, Efésios 4,11.

...E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...

1º apóstolos – palavra de origem grega equivalente à hebraica mevasserim (pl. masc. de mevasser); esta palavra quer dizer comissionado, embaixador, aquele que tem uma missão... daí serem chamados missionários. Tenho visto alguns irmãos fazerem confusão com este chamado. Dizem que missionário é o evangelista além fronteiras; aquele que leva a mensagem fora de sua nação. Isto não é verdade, pois Paulo tinha o apostolado da incircuncisão, ou seja, para os não judeus, para os estrangeiros; Pedro já tinha o apostolado da circuncisão, mesmo porque a Bíblia diz que Pedro e João eram iletrados e incultos, assim sendo, seria e foi apóstolo para seu próprio povo, os judeus, ou seja, apóstolo dentro de seu país. Portanto há missionário dentro da própria nação!

3º evangelistas – palavra de origem grega equivalente à hebraica shelichim (pl.masc. de sheliach); esta palavra quer dizer mensageiro; e do que? Óbvio, das boas novas. Este é mais conhecido como o ministério do “cara de pau”. Ele tem a intrepidez de pregar destemidamente a quem for, aonde for. Pode ser visto facilmente em qualquer praça pública pregando abertamente a Palavra. É também aquele que prega de pessoa em pessoa, de ouvido em ouvido.

4º pastores – palavra que vem do grego poimenas e equivale à hebraica roím (pl.masc. de roí); esta é muito óbvia. Pastor é aquele homem que toma conta de ovelhas. Como somos sempre vistos pelo Senhor como ovelhas que precisam ser cuidadas, assim o pastor é visto como o responsável por um rebanho de almas das quais têm de tomar conta e entregar a Deus no dia do juízo. Contudo, o pastor presta contas diárias a Deus. Se fizer maus tratos das ovelhas e negligenciar de alguma forma na obra, a justiça de Deus cobra deste conforme seus atos. Há de se lembrar que Deus é bom, mas é justo! Não toma o culpado por inocente.

5º mestres – palavra derivada do grego didáskalos equivalendo a hebraica melamedim (pl. masc. de melamed). Aqui muitos crentes fazem confusão. Há uma versão em português que diz pastores e doutores. Há quem ache que pastor e mestre é função de um único homem, e há quem achem que doutor é o profissional formado em medicina. Ambos estão errados. Médico em hebraico é rofê, basta lembrar Adonai rafa, o Senhor Cura; Rafael, o anjo da cura. Substantivo que vem do verbo lerapê. Em grego médico é iatrós. Melamed é o mestre, aquele que tem o dom do ensino; didáskalos, aquele que tem didática. Lelamed é o verbo ensinar e melamed aquele que ensina.

2º profetas – deixei este ministério por último porque ele é o mais espiritual e tem causado muito confusão no meio evangélico. Profeta já é grego, equivale à palavra hebraica neviim (pl. masc. de navii). A melhor maneira de se interpretar este ministério é: profeta é aquele que tem os sentidos físicos conectados com mundo espiritual. O que isto significa? Bem, eu tenho 05 sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição. PASME! O profeta pode cheirar o mundo espiritual. Há quem sinta o perfume do Espírito de Deus, mas também sente nitidamente o fétido cheiro de enxofre quando tem demônio por perto. O profeta ouve literalmente a voz de Deus, mas também ouve a voz de demônios. O profeta vê demônios e anjos... e até o Senhor, e não foi só Paulo que o viu depois dele já ter sido arrebatado. Contato físico também pode haver, principalmente com demônios, como foi o caso de Jó. Alguns profetas relatam que já sofreram luta corporal com demônios e até mesmo mostram arranhões no corpo.

É preciso também ressaltar o significado de PROFECIA: profecia é anunciar aquilo que Deus está mandando falar. PROFETIZAR é o ato de falar a profecia.

Onde acho este conceito de profetizar na Bíblia? Amós 3, 7 e 8:

Certamente o Senhor não fará coisa alguma sem antes revelar seus segredos a seus servos, OS PROFETAS.

Rugiu o leão quem não temerá? FALOU o Senhor, quem não profetizará? Conclusão: Para profetizar é preciso que Deus ordene AO PROFETA, falar alguma coisa. Isto é profetizar, Deus revela a seus servos, OS PROFETAS e estes são incumbidos de PROFETIZAR. Quando alguém diz profetiza ai e não é Deus que está mandando não o tema. Lembre-se do que está escrito em Deuteronômio 18, 2 0 a 22.

Se a pessoa não for profeta e está profetizando, o faz de seu próprio intelecto e por sua vontade. Não é Deus quem está falando através dele.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário