segunda-feira, 10 de agosto de 2009

23º post - Uma esposa pra Qain

Muitos cristãos se perguntam: quem foi a mulher (esposa) de Caim?

Vamos por partes. Em B’reshit (Gênesis) 5: 4, está escrito que Adam (Adão) gerou filhos e filhas. Tenho que lembrar que quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia foi Moshe (Moisés), contudo, Moisés só nasceu no capítulo 2 de Êxodo. Também tenho que ressaltar que toda a Palavra de D-us é inspirada pelo próprio D-us através do Espírito Santo.

Porque discorri desta maneira? Porque todo o livro de Gênesis, que é o maior dentre os cinco, fora totalmente revelado para Moshe, ou seja, D-us narrou todo o Gênesis para Moisés, melhor dizendo, narrou o que séculos mais tarde fora dividido em 50 capítulos e 1534 versículos.

Em Êxodo D-us começa a narrar direitos e deveres a serem seguidos pelo povo hebreu. Dentre estes direitos e deveres, nos quais D-us instrui seu povo, estão normas comportamentais a serem vividas dentro do relacionamento familiar. Dentre elas está escrito que irmãos não podem se casar, pai com filha, mãe com filho, tia com sobrinho, tio com sobrinha, e muitas outras.

Entretanto, Adam, Chava, Qain e Hebel, não nasceram sob o regime da Torah, ao contrário, foram os primeiros habitantes do mundo, ou seja, antes da promulgação da Torah. Hebel (Abel) morreu e até então só havia seu irmão Qain, portanto, caberia a este “crescer e multiplicar”. E com quem este coabitou para que este tivesse filhos e filhas? Quem foi sua esposa? D-us criou uma nova mulher para ele ou já havia uma mulher preparada para tal? Quem seria?

Segundo Rashi (Rabino Shlomo Ytschaq), maior e mais conceituado comentarista talmúdico, junto com Qain fora gerada uma irmã gêmea, e que esta, no devido tempo foi tomada por esposa e que, a partir desta união foi que Qain gerou sua prole.

Agora você pode entender porque eu discorri tanto sobre a inspiração bíblica. Muitos podem ler e dizer que D-us permite a promiscuidade. De forma alguma, Ele permitiu este ato no início por não haver outra maneira de perpetuar a espécie, além do que quanto mais próximo de Adam, mais puro e próximo da eternidade estava o homem.

Um abraço e obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário