segunda-feira, 31 de agosto de 2009

28ª postagem - Porque se guarda o Shabat?

Muitos cristãos dizem que Jesus aboliu o Shabat. Há quem diga que o Senhor aboliu a Lei de Moisés, no entanto, eu já disse que Lei é uma tradução errada para a palavra Torah ou Torá. Se você é o Chaves deve cumprir a Lei, pois como ele mesmo diz, seguir Leis sempre será “sem querer, querendo”. Traduzindo, Lei é imposição, despotismo! D-us é justo. Lembra do que eu disse sobre o verdadeiro significado do amen? D-us é um Rei fiel! Torah é instrução! D-us te instrui, não impõe! Lembra que Jesus era chamado Mestre? O que um mestre faz? Ensina, instrui. Também já falei a respeito acerca dos cinco ministérios. Mestre em hebraico (Ef 4: 11) é melamed, substantivo derivado do verbo lelamed que significa ensinar, aquele que tem o dom de ensinar, equivalente ao grego didáskalos que é aquele que tem didática.
Resumindo o parágrafo anterior, Jesus não aboliu nada. Ele mesmo diz que nem um “til” pode ser tirado da palavra. Mas então o que significa o shabat?
Muitos vão dizer que shabat é uma palavra que significa descanso e vem da raiz do número 7 em hebraico, bla, bla, bla, bla, bla, bla.
Veja bem, eu estou no Brasil, hoje é 31 de agosto de 2009. O ano tem 365 dias. O dia tem 24 horas, etc, etc. Este calendário é chamado litúrgico ou gregoriano. É um calendário de origem ocidental e católico. Am Ysrael (povo de Ysrael) vive no oriente, fala outra língua, tem outro calendário. O calendário Gregoriano é solar, o judaico lunar. Cada mês judaico tem 29 ou 30 dias e cada ano é 11 dias mais curto que o Gregoriano. O calendário judaico tem de seguir o calendário litúrgico, para que as festas não caiam em estações trocadas. Para isso, o calendário tem anos bissextos, com um mês extra de Adar em janeiro-fevereiro. O mês normal de Adar é chamado Adar 2. Existem sete anos bissextos a cada 19 anos. Veja uma equivalência entre os calendários:
Mês
Duração
Equivalente ao calendário gregoriano
Nissan
30 dias
Março-Abril
Iyar
29 dias
Abril-Maio
Sivan
30 dias
Maio-Junho
Tammuz
29 dias
Junho-Julho
Av
30 dias
Julho-Agosto
Elul
29 dias
Agosto-Setembro
Tishrei
30 dias
Setembro-Outubro
Heshvan
29/30 dias
Outubro-Novembro
Kislev
30/29 dias
Novembro-Dezembro
Tevet
29 dias
Dezembro-Janeiro
Shevat
30 dias
Janeiro-Fevereiro
Adar
29/30 dias
Fevereiro-Março
Adar II
29 dias
Março-Abril


Hoje no calendário judaico 31/08/2009 é 12/Elul/5769, pois já houve a viração do dia, ou seja, estamos na terça-feira.
Mas e o shabat? O Shabat é uma festividade que une as festas judaicas. Ele é importante e central dentro do calendário. Hoje você tem uma festa, daqui a tantos Shabatot (plural de shabat) você tem outra festa e assim sucessivamente até chegar o novo ano judaico e o ciclo recomeçar. Além disso, o shabat é o único dia da semana que tem nome próprio, mas disso falarei em outra postagem, bem como das festas.
Porém, algumas pessoas meio que idolatram o shabat. A bíblia diz para eu guardar e santificar o shabat, mas judeus e adventistas não têm cumprido este mandamento. Já falei do Talmud, lá tem um texto que discute sobre você ligar o fogão na sexta-feira, ai entra no shabat e você pode ou não desligar o fogo? Deixar queimar, desliga? Quebra o shabat se eu desligar? Fala sério, isto não é algo absurdo? Pra mim é perda de tempo, por isto mesmo disse que ler o Talmud para um cristão não acrescenta em nada, ao contrário, você termina é ficando absurdado com tanta perda de tempo. Se judeus lessem o evangelho seriam muito mais edificados e ainda seriam salvos.
Portanto, respeite o shabat e quem o guarda, mas não viva em função dele!


Um abraço.

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