sábado, 29 de agosto de 2009

26ª postagem - Uma só torah

Bem, eu disse que falaria a respeito do Talmud.

Como você já sabe, o primeiro livro da Bíblia Hebraica é Bereshit (equivalente a Gênesis) sucedido por outros quatros formando a Torah. Também já expliquei que Torah não significa Lei e sim instrução. Onde entra o Talmud nessa história?

Se você não sabe a imprensa só veio a ser criada no século XV, portanto, esta ou estas Bíblias práticas que você tem só puderam ser adquiridas após este período. Moshé não tinha este recurso, a Torah inicialmente era oral. Lembra que os não crentes sempre dizem que a Bíblia fora escrita pelo homem e não pode D-us? Eles têm razão! D-us ditou e inspirou a Bíblia a cada um dos profetas que a escreveram. Antes, diversos materiais eram usados para a escrita: papiro, pedra, metal, caverna (hehehe).

Como a Torah fora passada através de linguagem falada, os hebreus entenderam que D-us tinha deixado um legado. Além do que compunha a Torah (escrita) havia uma tradição oral subentendida que seria um conjunto de ensinamentos e especificações de como cumprir os mandamentos da Torá escrita e que, originalmente foram transmitidos de maneira oral de geração a geração através dos sábios do povo no correr de mais de 3 300 anos e finalmente compiladas na Mishná e no Midrash pelo Rabino Yehuda HaNassi, por volta do ano 200 pós Yeshua. Os judeus acreditavam e acreditam que é impossível entender a Torah escrita sem estudar o Talmud.

Talmud é composto da Mishná que é o texto a ser estudado; a Guemara e Baraita que são comentários rabínicos acerca do que o texto principal diz. A Mishná é escrita em hebraico e a Guemara em aramaico. O mais conceituado comentarista talmúdico é o francês Rashi, acróstico de Rav Shlomo Ytschak e hoje em dia a maior autoridade é o americano Adin STeinsaltz.

IMPORTANTE: O Talmud não é uma inspiração divina! São pensamentos e conjecturas da mente humana. Para quem crê que Jesus é o Cristo, que Yeshua é hamashiach não acrescenta nem mesmo edifica. Lembre-se que os judeus estão debaixo de maldição. Negar Yeshua é negar quem o enviou. Negar Jesus é ir para o inferno.

Vale lembrar que nem todo mundo sabe hebraico e aramaico, portanto, cristão algum vai poder e querer ler o Talmud.

Leia a Bíblia... é através dela que você irá para o Céus... claro, se cumprir Rm 10: 9 e 10!

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário