sábado, 8 de agosto de 2009

20º post - O que ouvir?

Meu Rabino costuma dizer que música para D-us é música hebraica. HaShem criou um povo para mostrar ao mundo como Ele gostaria de ser adorado. Através deste povo, Am Ysrael, o mundo saberia como Ele gostaria que os homens se achegassem a Ele.

Os anos foram se passando, o povo foi instruído, porém, um indivíduo folgado e metido sempre esteve em cena, nos bastidores. Seu nome: Satanás!

D-us mandava santificar e o outro induzia a prostituição. D-us instruia através da Torah, usando os homens a ensinar outros homens; Satanás também instruía, usando a carnalidade do homem (sua fonte de alimento e energia) para afastar o homem de seu criador.

De repente, surge um camarada diferente. Seu nome? Yeshua! Seu povo (Ysrael) não quer saber dele. Ele é rejeitado e crucificado, porém, uns poucos levam a sério sua mensagem e crêem que Ele é o messias, o salvador, aquele descrito por Moshé em Gn 3: 15, e Dt 18: 18 e 19. Sua mensagem é pregada às nações, mas o mundo fala principalmente o grego, e Yeshua não é um nome grego. Então o mundo passa a conhecê-lo por Iesous, Jesus! E esta mensagem alcança nossos dias. Baruch HaShem! Graças a D-us!

Mas nossos dias são extremamente diferentes dos tempos bíblicos. Para quem sabe enxergar os sinais dos dias, vivemos aquilo que Yeshua chamou em Mt 24, de “o princípio das dores”. Ainda não é o fim, mas o início do fim.

Nestes dias os homens são gananciosos, egoístas, avarentos, conforme descrito em II Tm 3: 1 a 5, e a tendência é que piorem. A ciência se multiplica e o conhecimento é de fácil acesso. Muitos são os meios de comunicação, rádio, televisão, telefone, celular, internet.

Há de se tomar muito cuidado com o que se vê o com o que se ouve. Filmes, seriados e novelas estão recheados de mensagens subliminares. Ensinam a trair, adulterar, abortar, fazer sexo fora do casamento, aliás, pra que casar? Comida boa é a que se come fora!

Na música ocorre o mesmo. Algumas letras são explícitas como Sympathy for the Devil (simpatia pelo Diabo). Lembro-me da década de 80 quando filmes falavam de mensagens em vinis rodados ao contrário.

Hoje a Samba Gospel, Pagode Gospel, Rock Gospel. Isto é de D-us? O Eterno aceita este “tipo” de louvor? Devo ou posso ouvir? O que é preferível, que o cara continue ouvindo a música chamada “mundana” ou que o cara forme uma banda toque o estilo que sempre gostou de ouvir e ainda louve a D-us?

Vamos pensar por outro ponto de vista: Tocando música hebraica para quem não é Servo de D-us, você acha que esta pessoa vai se converter? Ainda mais ouvindo música de um idioma milenar? E se eu tocar Pagode Gospel para o pagodeiro não crente, você acredita que ele possa vir a se converter? Se você tocar Metal com uma letra inspirada na Bíblia num Festival de Heavy Metal, e os músicos de sua banda souberem tocar como profissionais, sabe o que vai acontecer? As pessoas irão parar para ouvir e ver os músicos tocando. Este tipo de público é assim, valoriza o músico. Ainda dirão: poxa, ser crente não é ser careta. Quero conhecer este Jesus que eles pregam.

O bom evangelista é aquele faz O POSSÍVEL para levar a mensagem do evangelho, na perspectiva de quem ouve. O IMPOSSÍVEL é obra de D-us.

Sabe o que Rav Shaul dizia a este respeito? Fp 1: 18, por pretexto ou por verdade, o evangelho está sendo pregado. As pessoas vêm pelo pretexto da música, mas se chegarem a se converterem de verdade, permanecerão pela verdade. Trocando em miúdos, a música pode ser usada não só para louvar a D-us, mas também para pregar o evangelho. Para os críticos, isto nunca será aceito, mas fazer o que? O importante é que o Evangelho está sendo pregado. Eu tenho é que louvar a D-us com meu todo o meu ser, ou seja, minha mente louva, meu corpo louva, meu coração louva; tenho prazer em louvar, e é isto que me importa.

Há quem “louve a D-us” só com a intenção de ganhar dinheiro, mas D-us tem um super Scanner que torna transparente para Ele cada coração e mente. Assim sendo, Ele nunca será enganado, pode ter certeza.

Que Ele guie seu coração, mente e corpo.

Fica na paz do Eterno! Como dizia o Senhor: Shalom Aleichem! עליכם שלום Paz seja sobre vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário